Ufg logo
fanut

Dúvidas frequentes

Esclareça as principais dúvidas sobre o curso de Nutrição.

Como é o funcionamento do Curso de Nutrição da UFG?

O curso de Nutrição é oferecido pela Faculdade de Nutrição que é uma unidade acadêmica localizada numa instituição pública, Universidade Federal de Goiás (UFG). Após o ingresso, os estudantes não pagarão qualquer tipo de taxa referente à mensalidade ou matrícula.

Qual a duração do curso?

O curso de Nutrição da UFG tem duração mínima de 10 semestres (cinco anos), sendo que de acordo com a grade programada, os estudantes cursarão disciplinas presenciais até o 8º período do curso e em seguida realizarão os estágios supervisionados nos 9º e 10º períodos.

Em que período/turno o curso acontece?

O curso de Nutrição ocorre em período integral, compreendendo os turnos matutinos e vespertinos.

Onde são ministradas as aulas?

As aulas ocorrem tanto nas salas de aulas localizadas no Campus Colemar Natal e Silva (Setor Leste Universitário) quanto nas salas de aulas localizadas no Campus Samambaia (região norte da cidade, a 12 km do centro de Goiânia).

Como é realizado o Processo Seletivo?

O ingresso do estudante no Curso de Nutrição/UFG faz-se pelo Sistema de Seleção Unificada - SISU. O SISU é o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam candidatos através da nota obtida no Enem, em sua edição mais recente. Todas as informações sobre a Seleção Unificada você encontra no site do Centro de Seleção (CS) da UFG (http://cs.ufg.br) ou pelo número (62) 3209-6330.

Como é o processo seletivo para estudantes de outros cursos ou outras instituições e para portadores de diploma?

Nestes casos, existe um processo seletivo especial, denominado de Processo Seletivo para Preenchimento de vagas disponíveis, o qual se destina aos estudantes que desejam transferência facultativa de outra instituição de ensino, estudantes da UFG que desejam mudança de curso e portadores de diploma. Este processo seletivo também é realizado pelo Centro de Seleção da UFG e todas as informações podem ser encontradas no site do CS (http://cs.ufg.br) ou pelo número (62) 3209-6330.

Posso aproveitar as disciplinas que já cursei em outros cursos de graduação ou em outras instituições?

Sim. Para isso basta que o estudante solicite em sua instituição o programa das disciplinas cursadas juntamente com o histórico escolar (ou extrato acadêmico) e abra um processo de aproveitamento de disciplinas no Centro de Gestão Acadêmica (CGA), localizado na Reitoria (Campus II). Após a abertura do processo, o mesmo será encaminhado à coordenação do curso para a análise das ementas e carga horária e verificação de compatibilidade com as disciplinas do curso de Nutrição da Universidade Federal de Goiás.

Caso haja compatibilidade, as disciplinas poderão ser aproveitadas como Núcleo Comum ou Específico do curso, ou então podem ser aproveitadas como Núcleo Livre. As disciplinas e suas respectivas cargas horárias podem ser encontradas na aba Graduação>Matriz Curricular neste site.

Como posso obter meu crachá?

Os estudantes que desejam obter um crachá devem preencher o formulário disponível neste link: http://www.fanut.ufg.br/up/128/o/solicita%C3%A7%C3%A3o_de_crach%C3%A1.pdf e encaminhar ao Centro de Gestão do Espaço Físico – CEGEF, departamento responsável pela confecção dos crachás. O estudante poderá entregar o formulário pessoalmente no CEGEF ou colocá-lo em um envelope endereçado ao CEGEF (http://www.cegef.ufg.br/pages/44378-cracha-ufg) e deixá-lo na caixa de protocolo da Secretaria Administrativa da FANUT (térreo).

Como posso obter uma declaração de matrícula ou extrato acadêmico?

As declarações e extratos podem ser solicitadas pessoalmente na Coordenação do Curso de Nutrição ou pelo e-mail da coordenação <<coordenacaofanut@gmail.com>>, onde será necessário que o estudante informe seu nome completo e o número de matrícula. A coordenação expedirá as declarações e extratos em até dois dias úteis da data da solicitação.

Como posso obter os programas das disciplinas que cursei?

As solicitações de programa de disciplinas devem ser encaminhadas ao e-mail coordenacaofanut@gmail.com com a relação das disciplinas, grade curricular, ano e semestre em que foram cursadas, nome completo do estudante e número de matrícula. Pode também ser encaminhado o histórico escolar ou extrato acadêmico que conste as informações referentes aos anos e semestres em que foram cursadas as disciplinas. Os programas das disciplinas de Núcleo Livre oferecidas por outras unidades devem ser obtidos na respectiva unidade. A coordenação expedirá os programas em até duas semanas da data da solicitação, excetuando-se alguns casos em que a expedição poderá demorar um período maior.

Posso cursar algumas disciplinas juntamente com outros cursos de graduação da UFG?

Alguns estudantes fora do fluxo encontram dificuldades de cursar algumas disciplinas juntamente com sua turma em razão do choque de horários. Nesses casos, é possível que o estudante curse algumas disciplinas do Núcleo Comum juntamente com outros cursos. Para isso é preciso que o estudante informe-se sobre quais cursos da UFG oferece a disciplina desejada, verificar a compatibilidade da ementa e da carga horária (que não poderá ser inferior a 75% da disciplina oferecida para o curso de Nutrição), em seguida o estudante deverá procurar o professor ou coordenador da disciplina e solicitar a autorização para cursar a disciplina. O professor/coordenador deverá preencher a autorização disponível neste link: <clique aqui>, e a mesma deverá ser entregue pelo estudante na coordenação de curso da FANUT.

Como posso saber mais sobre o curso de Nutrição?

O site da FANUT possui diversas informações importantes sobre o curso. Caso sua dúvida ainda não tenha sido esclarecida, entre em contato conosco pelo e-mail coordenacaofanut@gmail.com ou pelo número (62) 3209-6270 (ramal 203)