Weby shortcut
logo sus 30 anos topo site

Atividades de Extensão

Atualizado em 22/10/19 09:53.

FORTALECIMENTO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR EM GOIÁS POR MEIO DO CENTRO COLABORADOR EM ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DO ESCOLAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição da Universidade Federal de Goiás(CECANE UFG) desde 2008 tem atuado na implantação e cumprimento da Legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A atuação do CECANE UFG segue a perspectiva da tríade ensino, pesquisa e extensão, desenvolvendo diversas ações voltadas para a qualificação da execução do PNAE em Goiás Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Com a promulgação da Lei no 11.947, em 16 de junho de 2009, e a Resolução FNDE n. 26/2013, o PNAE consolidou-se como importante instrumento de garantia ao direito humano à alimentação adequada (DHAA) e a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). O CECANE UFG é coordenado por docentes da Faculdade de Nutrição-UFG, conta com a participação de professores e estudantes da FANUT e de outras faculdades e departamentos da UFG (Escola de Agronomia, Faculdade de Ciências Econômicas, Faculdade de Informação e Comunicação, Faculdade de Direito), além de uma rede de parceiros com atuação consolidada na promoção de uma alimentação adequada e saudável aos escolares como: CONAB, EMATER, SEDUCE, GERPAE, VISA, Ministério Público, dentre outros. As ações desenvolvidas pelo CECANE UFG nos municípios goianos e na gestão estadual do PNAE (em Goiás, Mato grosso e Mato grosso do Sul) visam qualificar a participação dos atores (nutricionistas, agricultores familiares, gestores municipais, estadual e locais da alimentação escolar, conselho de alimentação escolar, merendeiras, diretores, coordenadores pedagógicos e da alimentação escolar, setor de compras) e tornar o PNAE mais efetivo e fortalecido.

 

PROGRAMA DE INTERVENÇÃO E PREVENÇÃO DA OBESIDADE PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES - P.I.P.O.C.A

Projeto de Extensão da Faculdade de Nutrição (FANUT) desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, existente desde março de 2008, com o objetivo de realizar ações de promoção da saúde e alimentação saudável, prevenção, controle e tratamento do excesso de peso e educação em saúde de crianças (3 a 9 anos), adolescentes (10 a 19 anos) e seus responsáveis. Siga o Instagram do Programa: @pipocafanutufgsms 

 

PROMOÇÃO A SAÚDE DOS SERVIDORES DAS FACULDADES DE NUTRIÇÃO E ENFERMAGEM

Este projeto tem como objetivo contribuir para a melhoria na qualidade de vida no trabalho de docentes, servidores e discentes das Faculdades de Nutrição e Enfermagem, da Universidade Federal de Goiás. Ações relacionadas à saúde mental (promoção do autocuidado), ambiente de trabalho (integração, motivação) e ginástica laboral são realizadas em parceria com outras unidades acadêmicas e programas de extensão da UFG, profissionais especializados, grupos de trabalhos solidários e sindicatos dos docentes e técnico-administrativos. Espera-se que essas atividades possam motivar os servidores nos seus respectivos locais de trabalho e torná-los mais ativos, dispostos e satisfeitos.

 

EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: UMA ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Esse projeto é também denominado EAN na Web. O objetivo é desenvolver atividades de educação alimentar e nutricional em diferentes campos de prática dentro e externos à UFG (escolas privadas e pública, creches, universidades, Instituto Federal Goiano) envolvendo parceiros como o SIASS, e a TV UFG desde junho de 2017 com o programa Pitadas de Nutrição.

Acesse o site do EAN na Web: https://eannaweb.fanut.ufg.br/

Acesse o site do Pitadas de Nutrição: http://www.tvufg.org.br/pitadasdenutricao/

 

PRE-PROBIO CIENTÍFICO

O PRE-PROBIO CIENTÍFICO está vinculado aos seguintes projetos de pesquisa: Resíduos do processamento de frutos do Cerrado: potencial nutricional, prebiótico e preventivo de doenças crônicas; Qualidade microbiológica e potencial probiótico de frutos e resíduos de frutos do Cerrado. O projeto é desenvolvido por meio de reuniões científicas quinzenais, com apresentação de palestras pelos docentes e de artigos científicos pelos discentes envolvidos, finalizando com a discussão com todos os membros do grupo. Além disso, o grupo promove periodicamente minicursos sobre diversos assuntos científicos e realiza treinamentos práticos em laboratórios de pesquisa. Docentes e discentes de outras Universidades, além de profissionais liberais também participam do grupo.

 

GRUPO DE ESTUDO CIENTÍFICO EM DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO NUTRICIONAL NA DOENÇA RENAL CRÔNICA

A DRC hoje é considerada um problema de saúde pública mundial. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinar e a nutrição assume papel de destaque já que as modificações dietéticas são essenciais no controle da doença e manutenção do estado nutricional para a redução da mortalidade e aumento da qualidade de vida dos pacientes. Assim, esse projeto de extensão visa atualizar os discentes e nutricionistas nessa temática, além de incentivar os estudantes da graduação para a iniciação científica e profissionais para a pós-graduação strictu-sensu.

 

ORGÂNICOS DA SAÚDE

Este projeto atua na perspectiva da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e tem como proposta promover ações de oferta de alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos para a comunidade acadêmica da UFG e comunidade externa com residência e/ou local de trabalho próximos a espaços físicos da UFG. Outro aspecto refere-se ao desenvolvimento de ações de formação e tradução do conhecimento sobre os alimentos orgânicos e agroecológicos para a comunidade em geral. Como metodologia prevê o desenvolvimento de uma feira orgânica, ações de cunho educativo, e construção de atividades de pesquisa e ensino na temática.

 

PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO

O projeto de extensão Promoção do Aleitamento Materno foi criado em 2016 com o objetivo de realizar ações de promoção e apoio ao aleitamento materno, orientando a nutriz quanto às vantagens do aleitamento materno para a saúde do bebê e assistindo quanto às dificuldades, como falsas crenças (leite fraco, pouco leite), fissuras, ingurgitamento e mastite, problemas estes que desestimulam o aleitamento materno. Métodos: formação acadêmica para munir estudantes sobre as habilidades e competências para a promoção do aleitamento materno; oficinas de elaboração de recursos visuais; sala de espera e grupos de gestantes, campanhas de doação de leite humano, organização e participação em eventos, participação de reuniões intersetoriais para a promoção do aleitamento materno.

 

SALA DE ESPERA: DO ACOLHIMENTO AO AUTOCUIDADO

A educação em diabetes deve ser parte integrante do cuidado com o paciente. Neste sentido, a implementação, em 2016, da sala de espera no Ambulatório de Nutrição em Endocrinologia, criou um ambiente crítico e reflexivo, possibilitando acolher os pacientes, levantando suas necessidades e contribuindo para efetivação dos princípios do Sistema Único de Saúde. Aproveitando o tempo de espera de atendimento médico e nutricional, são desenvolvidas atividades sócio-educativas, de caráter preventivo e de promoção à saúde, direcionadas às necessidades do paciente com diabetes. O projeto tem o intuito de realizar atendimento humanizado, aproximando pacientes e profissionais de saúde, promovendo melhora da qualidade do atendimento em saúde do Hospital das Clínicas.

 

ESTRATÉGIA DE AUTOCUIDADO APOIADO NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE FREQUENTADORES DOS POLOS ACADEMIA DA SAÚDE DO ESTADO DE GOIÁS - VERSÃO 2019, 2a EDIÇÃO

Este projeto tem como objetivo promover a adoção de hábitos de vida adequados e saudáveis para a melhoria da qualidade de vida de frequentadores de Polos Academia da Saúde (PAS) no Estado de Goiás. Trata-se de uma intervenção educativa, participativa e dinâmica. Os participantes do projeto são indivíduos adultos, de ambos os sexos que frequentam os Polos Academia da Saúde em Goiás. Iniciando com o tema Alimentação Adequada e Saudável, e posteriormente, outros temas relevantes em promoção da saúde, os encontros mensais têm como base o autocuidado apoiado. A equipe de educadores multiprofissionais é composta por nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, professores de educação física, agentes comunitários de saúde e acadêmicos dos cursos de nutrição e psicologia.

 

SALA DE ESPERA COM EDUCAÇÃO ALIMENTAR PARA ACOMPANHANTES DE PACIENTES COM CÂNCER

Este projeto de extensão visa realizar educação alimentar nos familiares (acompanhantes) dos pacientes atendidos no ambulatório de nutrição oncológica e na enfermaria da clínica cirúrgica do HC-UFG. Através de aulas de curta-duração com cartazes e folhetos, os acompanhantes dos pacientes serão ensinados sobre educação nutricional. A equipe executora busca a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

 

NUTRIARTES

Repensar a relação entre ciência, sociedade e universidade a partir das transformações que marcam a contemporaneidade e a diversidade cultural, este tem sido o desafio das universidades em seu compromisso com o resgate, promoção e democratização da cultura. Criado em 2019, o projeto Nutriartes tem como objetivo o desenvolvimento de ações culturais que fortaleçam a cultura integrada a atividades de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Nutrição da UFG, visando garantir o acesso e ampliar as práticas culturais da comunidade acadêmica, com a participação da sociedade. Diante deste desafio, o projeto Nutriartes introduz um calendário de ações culturais que envolvem mostras culturais, exposições sobre a vida e obra de artistas brasileiros, exibição de filmes, oficinas de dança, teatro, entre outras, com a participação de alunos e servidores da Faculdade de Nutrição e comunidade ao seu redor, tendo a cultura como elo entre a universidade e a sociedade.

Para ficar por dentro dos eventos deste projeto e participar, siga o perfil no Instagram: @nutriartesufg

https://www.instagram.com/nutriartesufg/?hl=pt-br

 

LIGAS ACADÊMICAS

As ligas acadêmicas também fazem parte da extensão. A FANUT possui duas ligas acadêmicas: LANUTRI e LANESF

Liga Acadêmica de Nutrição da Universidade Federal de Goiás (LANUTRI UFG)

As Ligas Acadêmicas constituem experiências de protagonismo estudantil atuando na tríade ensino, pesquisa e extensão. A Liga Acadêmica de Nutrição (LANUTRI) foi fundada em 2013 com o objetivo de colaborar com a formação complementar dos estudantes do curso de Nutrição da Universidade Federal de Goiás e demais faculdades da cidade de Goiânia. Com a renovação deste projeto para o ano de 2019/2020, espera-se atuar junto à comunidade interna e externa e promover um ambiente de aprendizagem e desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à prática profissional e contribuir para o desenvolvimento de autonomia e autocuidado dos envolvidos.

Saiba mais sobre a LANUTRI <clique aqui>

 

Liga Acadêmica de Nutrição Esportiva e Fisiologia do Exercício (LANESFE)

A Liga Acadêmica de Nutrição Esportiva e Fisiologia do Exercício (LANESFE) oferece aos acadêmicos do curso de nutrição aperfeiçoamento no campo da nutrição esportiva, afim de que possam diagnosticar comportamentos alimentares inadequados de indivíduos praticantes de atividades físicas, planejar e executar ações que visem corrigir esses comportamentos, e consequentemente melhorar a qualidade de vida desses indivíduos. Serão desenvolvidas atividades de ensino e de extensão com práticas em academias, clubes, praças, entre outros. De 2016 a 2018, a LANESFE ofereceu cursos de atualização em nutrição para toda a comunidade universitária, tanto da UFG como de outras instituições (como UNIP, PUC, profissionais de Goiás e de outros estados). Essas ações iniciais despertaram grande interesse de clubes, academias, empresas, entre outros. Hoje, a liga atua em parceria com a polícia militar do estado de Goiás, SESC, clube Goiás de futebol, academias de musculação e crossfit, bem como nos parques municipais, orientando a população goiana. 

Saiba mais sobre a LANESFE <clique aqui>

 

PET NUTRIÇÃO

O PET é uma programa de educação tutorial desenvolvido em grupos organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do País, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O PET NUT da UFG é constituído por 12 estudantes bolsistas e 1 tutor, que objetiva desenvolver atividades acadêmicas por meio de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar, com espírito crítico e pautadas na cidadania. As ações são voltadas para a comunidade acadêmica e comunidade externa. No ensino, os bolsistas desenvolvem atividades relacionadas ao processo de ensino de aprendizagem e têm como parceiros o Núcleo Docente Estruturante da Faculdade de Nutrição/UFG, professores de áreas interdisciplinares, laboratórios de ensino, pesquisa e extensão, profissionais de saúde e equipamentos sociais. Na extensão, os bolsistas desenvolvem atividades de promoção da saúde voltadas para a comunidade. Na pesquisa, são desenvolvidos estudos no campo da educação, nutrição comportamental, saúde e segurança alimentar e nutricional.

 

EVENTOS

Além dos projetos, a FANUT promove diversos eventos ao longo do ano, de interesse da comunidade acadêmica e externa. Os eventos abordam temas de Educação, Nutrição e Saúde, além de programações culturais. Fique atento às datas de todos os cursos, minicursos, palestras e demais eventos em nossa página!