enucli_inscricoes_2012

5-Serviços Oferecidos
6-Fale Conosco

1-Histórico / Objetivos

O Curso de Especialização em  Nutrição Clínica- FANUT integrante da  área do conhecimento  Ciências da Saúde/ Nutrição , concluiu com pleno êxito  as atividades da 1ª turma  no mês de março/2012  e iniciará a 2ª turma em agosto vindouro. Seu objetivo é o de capacitar e atualizar o profissional nutricionista para atuação em terapia nutricional, com ênfase na prevenção, no diagnóstico e na intervenção em diferentes condições clínicas, na prática hospitalar, ambulatorial, home care e em consultórios, atendendo as necessidades de atualização e especialização de profissionais de nível superior na área de clínica e contribuindo na formação de profissionais de alta qualificação exigida pela evolução mercadológica atual do setor de terapia nutricional.

O curso se justifica pela necessidade da Faculdade de Nutrição e da Universidade Federal de Goiás em cumprir com o compromisso de oferecer uma educação continuada a ex-alunos, bem como para profissionais que anseiam por uma oportunidade de realizar aprimoramento em Instituição de Ensino Superior de comprovada competência. Pretende-se atender a uma demanda dos profissionais nutricionistas que buscam maior capacitação na área clínica, incorporando novos conceitos para diagnóstico e intervenção nutricional em diferentes condições clínicas e ciclos vitais. O Curso oferecerá um referencial teórico e metodológico atual e prático, que habilite o nutricionista a implantar condutas nutricionais preventivas e dietoterápicas, fornecendo assistência nutricional apropriada e de qualidade à população.

Possui carga horária total de 400 horas, sendo 360 horas/aula e 40 horas de  prática profissionalizante no Hospital das Clínicas com apresentação de estudo de caso. A segunda turma iniciará em 10/08/2012 e irá até 30/08/2014, com aulas mensais às sextas-feiras no período noturno e aos sábados no período matutino e vespertino.

2-Dias e horários de atendimento ao público

Segunda a Sexta das 07 às 11:30h

3-Estrutura/Equipe/Contatos

Coordenadora : Profa. Dra. Ana Tereza Vaz de Souza Freitas
Telefones e e-mail: (62) 3209-6270 R. 212 – 8445 7830  nutrianna@ hotmail.com

Sub-Coordenadora: Profa. Dra. Maria Luiza Ferreira Stringhini
Telefones e e-mail: (62) 3209-6270 R. 212 mluizastring@uol.com.br

Apoio Administrativo:  Luzia Aparecida
Telefones e e-mail: (62)3209-6271 / 3209- 6270  ramal 205 -  lu@fanut.ufg.br

4-Projetos

Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvidos pelos alunos da 1ª turma 2010 - 2012:

01 - Relação do Sentimento do Cuidador e o Estado Nutricional de Pacientes com Síndrome de Down.
Orientadora: Profa. Dra. Juliana da Cunha
02- Análise do Risco de Transtornos Alimentares Rastreado por Escala de Silhuetas, EAT, BSQ e IMC em Estudantes de Nutrição
Orientadora: Profa. Dra. Juliana da Cunha
03 -  Aceitação de Dietas Orais por Pacientes Internados em Hospital Público de Goiânia – Goiás
Orientadora: Profa. Ms. Larissa Silva Barbosa
04 - Prevalência de Desnutrição em Pacientes com Anemia Falciforme da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais  de Anápolis - Goiás.
Orientadora:  Profa. Ms.  Larissa Silva Barbosa
05 -  Avaliação Nutricional e da Qualidade de Vida de Pacientes com Câncer do Aparelho Digestório
Orientadora: Profa. Dra. Maria Luiza Ferreira Stringhini
06 . Diabetes Gestacional: uma revisão bibliográfica
Orientadora: Profa. Dra. Inaiana Marques Filizola Vaz
07 -  Avaliação da Ingestão Alimentar de Idosos em Hemodiálise.
Orientadora:  Profa. Dra. Inaiana Marques Filizola Vaz
08 -  Influência da Obesidade Central em Pacientes com Diabetes Mellitus Tipo 2
Orientadora: Profa. Dra. Maria do Rosário Gondim Peixoto
09 - As Dietas DASH, Mediterrânea e o Guia Alimentar para a População Brasileira no Controle da Síndrome Metabólica
Orientadora: Profa. Dra. Maria do Rosário Gondim Peixoto
10 - Avaliação Nutricional na Insuficiência Cardíaca".
Orientadora: Profa. Dra. Ana Paula Perillo Ferreira Carvalho
11 - Consumo Alimentar de Paciente com Insuficiência Cardíaca Atendidos no Ambulatório de Nutrição do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás
Orientadora:  Profa. Dra. Ana Paula Perillo Ferreira Carvalho
12 - Ocorrência de Fatores de Risco para o Diabetes Gestacional em Gestantes
Portadoras da Doença Atendidas no Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia do HC/UFG.
Orientadora: Profa. Dra. Rita de Cássia Gonçalves Alfenas
13 - Avaliação do Estado Nutricional de Pacientes Idosos com Doença Renal Crônica em Hemodiálise em Goiânia  – GO
Orientadora: Profa. Dra. Ana Tereza Vaz de Souza Freitas

5-Serviços oferecidos