fanut

Dúvidas frequentes

Esclareça as principais dúvidas sobre o curso de Nutrição.

 

1.Assuntos gerais da UFG

Não consegui vaga na disciplina em que solicitei minha matrícula. E agora?

Você pode solicitar a matrícula em outra turma da mesma disciplina que ainda tenha vagas disponíveis durante os períodos de acréscimo de disciplinas.

Como cadastrar meus certificados de atividades complementares?

Você deve cadastrá-los individualmente no SIGAA no semestre de conclusão do curso, em Atividades Complementares, e comunicar a coordenação de curso para que realize a conferência e validação. O cômputo das horas irá respeitar os limites de carga horária e quantidade de certificados de cada categoria estabelecidos no PPC do curso.

Como solicitar segunda chamada de avaliação?

O estudante que deixar de realizar avaliações da disciplina poderá solicitar ao professor segunda chamada, até 7 (sete) dias após a data de realização da avaliação. A solicitação também pode ser realizada à coordenação de curso, por meio de formulário de requerimento (https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/128/o/formulario_anexo_da_Instrucao_Normativa_01-2012.pdf).

Como solicitar o cancelamento da matrícula uma disciplina?

Dentro do período estipulado pelo calendário acadêmico o aluno poderá solicitar o cancelamento de disciplinas pelo SIGAA.

Perdi o prazo para cancelamento de disciplina. Ainda posso cancelar alguma disciplina?

É possível solicitar o cancelamento de disciplinas fora do período estipulado no calendário acadêmico com a apresentação de uma justificativa comprovada de alguns dos casos excepcionais listados abaixo.

Conforme o RGCG são considerados casos excepcionais para cancelamento de componentes curriculares:

I- doença do estudante ou de pessoa de seu núcleo familiar que exija envolvimento direto do interessado, impossibilitando-o de frequentar o componente curricular objeto de cancelamento;

II- ingresso ou mudança de horário em emprego/cargo superveniente à inscrição no componente curricular, quando incompatível com horário de aulas do componente curricular;

III- ingresso em estágio curricular obrigatório superveniente à inscrição no componente curricular, cujo horário de atividades seja incompatível com o horário de aulas do componente curricular;

IV- obtenção de bolsa institucional oferecida pela UFG superveniente à inscrição no componente curricular, cujo horário de atividades seja incompatível com o horário de aulas do componente curricular;

V- alteração de horário do componente curricular pelo coordenador de curso que impossibilite o estudante de continuar a frequentá-lo;

VI- por erro ou omissão ou fato interno à UFG que, de alguma forma, tenha prejudicado o estudante no componente curricular.

VII- outro motivo, devidamente justificado, que será analisado pelo coordenador de curso.

Não estou encontrando as disciplinas do primeiro período para realizar a matrícula.

As vagas nas disciplinas do 1° período são reservadas para os calouros, que serão matriculados pela coordenação de curso e, por isso, não ficam disponíveis aos veteranos durante o período de matrículas. As vagas restantes após a matrícula dos calouros, estarão disponíveis para matrícula dos veteranos durante os períodos de acréscimos de matrícula.

Quero me matricular em uma determinada turma de uma disciplina, mas o sistema não me deixa encaixar outra disciplina no horário livre da outra turma.

Isso acontece porque o horário da outra turma não é livre. Veja no horário de aulas, se está escrito Teórico/Prática então todos os alunos terão aula teórica em ambos os horários e, com isso, você não pode se matricular em outra disciplina naquele horário.

Quero pedir quebra de correquisitos. Como faço?

A solicitação de liberação de pré e correquisitos deve ser realizada dentro do período estipulado no calendário acadêmico por meio do Peticionamento Eletrônico no SEI. Para a concessão da liberação deve ser atendido ao menos um dos seguintes requisitos:
- ter cursado e reprovado no referido correquisito com nota superior a 5,0.
- ter o mínimo de 85% de integralização.

As aulas de todas as disciplinas serão presenciais?

Sim, a partir de 2022-1 todas as aulas serão presenciais.

Sou caloura e não consigo acessar o SIGAA para fazer minha matrícula.

A matrícula dos calouros é feita pela coordenação. Assim que realizarmos a matrícula o sistema estará liberado para acesso.

Posso cursar disciplinas equivalentes com outros cursos?

Sim. Existem diversas disciplinas obrigatórias que possuem correspondentes equivalentes ministrados em outros cursos. Caso a equivalência não esteja registrada no sistema, o aluno pode cursar a disciplina como Núcleo Livre e, posteriormente, solicitar o aproveitamento da mesma à coordenação. O referido aproveitamento é realizado mediante a análise da compatibilidade da
ementa e da carga horária da disciplina.

Como é o processo seletivo para estudantes de outros cursos ou outras instituições e para portadores de diploma que desejam ingressar na UFG?

Nestes casos, existe um processo seletivo especial, denominado de Processo Seletivo para Preenchimento de Vagas Disponíveis, o qual se destina aos estudantes que desejam transferência facultativa de outra instituição de ensino, estudantes da UFG que desejam mudança de curso e portadores de diploma.
Este processo seletivo também é realizado pelo Centro de Seleção da UFG e todas as informações podem ser encontradas no site do CS (http://cs.ufg.br) ou pelo número (62) 3209-6330.

Como posso obter uma declaração de matrícula ou extrato acadêmico?

É possível obter declaração de vínculo, comprovante de matrícula e histórico acadêmico diretamente pelo SIGAA. Caso necessite de uma declaração de matrícula assinada, solicite à coordenação de curso.

Como faço para fazer empréstimo de livros na biblioteca?

No atual momento de ensino remoto as bibliotecas do Sibi/UFG permanecem fechadas para utilização dos seus espaços e realizando empréstimos e devoluções de materiais mediante agendamento prévio. O atendimento presencial deverá ser agendado previamente através do e-mail da biblioteca de seu interesse, o qual você também poderá tirar eventuais dúvidas. Temos essas duas em Goiânia:
●BSCAN - Biblioteca Seccional Campus Colemar Natal e Silva (Setor universitário): e-mail atendimento.bscan@ufg.br / fone: (62)3209-6015. De segunda à sexta-feira, das 8h às 16h
●BC - Biblioteca Central (Samambaia): e-mail atendimento.bc@ufg.br / fone: (62)3521-1230. De segunda à sexta-feira, das 8h às 16h

Você ainda pode consultar a localização e disponibilidade do material que você deseja no catálogo online: sophia.bc.ufg.br.
Para mais dúvidas você pode visitar a página https://www.bc.ufg.br/n/132595-bibliotecas-da-ufg-estao-atendendo-online-e-por-agendamento

Como faço para trancar minha matrícula na UFG?

Você pode solicitar o trancamento de sua matrícula na UFG de duas formas:
1.Trancamento online: no Portal do Aluno, no prazo estabelecido no calendário acadêmico;
2.Trancamento Presencial: no Centro de Gestão Acadêmica (no prédio da Reitoria) ou em suas seccionais, em prazo estabelecido no calendário acadêmico. É importante lembrar que este trancamento só é concretizado para estudantes que efetivaram matrícula no semestre vigente.
Qualquer dúvida você pode entrar em contato com a Reitoria no número (62) 3521-1000 ou com a Coordenação do curso no número (62) 3209-6270. Temporariamente a UFG ampliou o número de trancamentos. Atualmente você pode ter até seis trancamentos de matrícula.

A UFG oferece alguma ajuda para conseguirmos assistir as aulas online?

A UFG possui um Plano Conectividade onde você pode solicitar empréstimo de equipamentos para conectividade, solicitar plano de dados ou solicitar recurso financeiro de equipamentos de informática. As informações mais específicas de cada auxílio e como solicitar você pode conferir com mais detalhes no link https://ufgemcasa.ufg.br/p/34493-assistencia-para-estudantes

A UFG possui apoio psicológico para os estudantes?

A universidade possui um projeto chamado "Saudavelmente" onde a equipe de saúde mental do programa atua no atendimento psiquiátrico e psicológico de estudantes da nossa universidade. Você pode entrar em contato por meio do Whatsapp 3209-6243 para falar com eles. Depois que você entra em contato, suas demandas são direcionadas para a equipe de psicólogos e psiquiatras, conforme necessidade e te passarão as informações. O atendimento funciona das 8 às 17 horas e é realizado atualmente por meio de chamadas de vídeo ou por ligações telefônicas.

 

2.Dúvidas relacionadas ao curso de nutrição

Como é o funcionamento do Curso de Nutrição da UFG?

O curso de Nutrição é oferecido pela Faculdade de Nutrição que é uma unidade acadêmica localizada numa instituição pública, Universidade Federal de Goiás (UFG). Após o ingresso, os estudantes não pagarão qualquer tipo de taxa referente à mensalidade ou matrícula.

Qual a duração do curso de Nutrição?

O curso de Nutrição da UFG tem duração mínima de 10 semestres (cinco anos), sendo que de acordo com a grade programada, os estudantes cursarão disciplinas presenciais até o 8º período do curso e em seguida realizarão os estágios supervisionados nos 9º e 10º períodos.

Em que período/turno o curso de Nutrição acontece?

O curso de Nutrição ocorre em período integral, compreendendo os turnos matutinos e vespertinos.

Onde são ministradas as aulas do curso de Nutrição?

As aulas ocorrem tanto nas salas de aulas localizadas no Campus Colemar Natal e Silva (Setor Leste Universitário) quanto nas salas de aulas localizadas no Campus Samambaia (região norte da cidade, a 12 km do centro de Goiânia).

Como é realizado o Processo Seletivo para cursar Nutrição?

O ingresso do estudante no Curso de Nutrição/UFG faz-se pelo Sistema de Seleção Unificada - SISU. O SISU é o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do qual as instituições públicas de
educação superior participantes selecionam candidatos através da nota obtida no Enem, em sua edição mais recente. Todas as informações sobre a Seleção Unificada você encontra no site do Centro de Seleção (CS) da UFG (http://cs.ufg.br) ou pelo número (62) 3209-6330.

Posso aproveitar as disciplinas que já cursei em outros cursos de graduação ou em outras instituições?

Se as disciplinas foram cursadas antes do ingresso no curso atual da UFG é possível solicitar o aproveitamento. Para isso basta que o estudante solicite em sua instituição o programa das disciplinas cursadas juntamente com o histórico escolar (ou extrato acadêmico) e realize a solicitação de aproveitamento via Peticionamento Eletrônico no SEI. Após a abertura do processo, o mesmo será encaminhado à coordenação do curso pelo CGA para a análise das ementas e carga horária e verificação de compatibilidade com as disciplinas do curso de Nutrição da Universidade Federal de Goiás.
A análise do pedido é realizada pela coordenação de curso e são observadas a compatibilidade das ementas e a equivalência de carga horária de, no mínimo, 75%. Caso haja compatibilidade, as disciplinas poderão ser aproveitadas como Núcleo Comum ou Específico do curso, ou então podem ser aproveitadas como Núcleo Livre. As disciplinas e suas respectivas cargas horárias podem ser encontradas na aba Graduação/currículo do curso na Matriz Curricular no site da Faculdade de Nutrição.

Como posso obter os programas das disciplinas que cursei no curso de
Nutrição da UFG?

O programa das disciplinas encontra-se disponível no site da FANUT, em Grade e Corpo Docente. Caso necessite de tais documentos assinados, entre em contato com a coordenação de curso.

Como posso saber mais sobre o curso de Nutrição?

O site da FANUT possui diversas informações importantes sobre o curso. Caso sua dúvida ainda não tenha sido esclarecida, entre em contato conosco pelo e-mail coordenacao.fanut@ufg.br ou pelo número (62) 3209-6270 (ramal 203)

Como consultar o regulamento do curso?

Você pode acessar o Regulamento Geral dos Cursos de Graduação (RGCG) da UFG entrando no site oficial da FANUT entrando em ENSINO, depois em GRADUAÇÃO e depois em RGCG. Ou pode entrar direto no link https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/128/o/RGCG_-_Resolucao_CEPEC_2017_1557.pdf que se encontra no site da instituição

Como consigo ter acesso ao currículo do curso de Nutrição?

Você pode acessar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Nutrição da UFG entrando no site oficial da FANUT entrando em ENSINO, depois em GRADUAÇÃO e depois em CURRÍCULOS DO CURSO. Ou pode entrar direto no seguinte link https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/128/o/PPC_2013_alterado_CEPEC_1228_2013.pdf

Como são os estágios obrigatórios da Nutrição?

O estágio curricular obrigatório supervisionado do Curso de Nutrição é realizado no 9° e 10° período (último ano da graduação) e dividido em três áreas de atuação: Nutrição em Alimentação Coletiva, Nutrição Clínica e Nutrição em Saúde Coletiva. Sendo a duração de 900 horas, sendo 300 horas para cada área de atuação.
Estes estágios podem ser desenvolvidos em Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) de empresas públicas e privadas e/ou hospitais; em serviços públicos de saúde e educação nos três níveis de atenção e na gestão; em escolas, creches, ambulatórios, consultórios e outras instituições que se relacionem com a Nutrição e estejam dentro das normas regulamentares do Conselho Federal de Nutrição, desde que conveniadas com a UFG.
Os alunos são subdivididos em três grupos e ao longo dos dois semestres e ocorre o rodízio entre os grupos.
Para mais informações você pode consultar o site da FANUT e depois ir em SERVIÇOS, depois em ÁREA DO ESTUDANTE e por último selecionar ESTÁGIO. Ou, se preferir pode entrar diretamente pelo link https://www.fanut.ufg.br/p/4313-estagio

Onde vejo os horários de aulas do curso de Nutrição?

Para ter acesso a grade e horários de todos os períodos do curso de Nutrição da UFG você pode entrar nesse link https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/128/o/Horarios_2021-1.pdf que também se encontra no site da FANUT entrando em SERVIÇOS, depois em ÁREA DO ESTUDANTE e por fim entrar em HORÁRIO DE AULAS.

Posso fazer estágio não obrigatório cursando Nutrição?

Sim, esta atividade está integralmente autorizada. Tudo dependerá das exigências de cada tipo de estágio que for oferecido. Para mais informações, entre em contato com a Central de Estágios (centraldeestagios.prograd@ufg.br).

Como faço para ser monitor de uma matéria?

A cada semestre é lançado um edital para seleção de monitores. Nele você pode conferir as disciplinas disponíveis, quais que são remunerados e quais são voluntários e outros detalhes. Fique atento no grupo de Whatsapp da coordenação e também no site da FANUT que sempre estamos divulgando informações sobre. Caso queira algo mais específico você pode contatar o e-mail coordenacao.fanut@ufg.br ou pelo telefone: 32096270 ramal 219 ou no site da FANUT/UFG.

Como fazer horas complementares no curso de Nutrição?

É necessário cumprir 200 horas complementares até o final do curso, pois é requisito para a colação de grau. Durante a graduação você pode participar de projetos, estágios, ligas acadêmicas, iniciação científica, cursos, minicursos, palestras, simpósios, congressos e outros eventos e atividades. A universidade tem muitas opções e ao fazer você deve ir guardando os certificados para posteriormente contabilizar suas horas complementares. No site da UFG, no site da FANUT, nas redes sociais e no grupo de Whatsapp da coordenação estamos sempre divulgando os eventos.