evento-roda-conversa-assedio-2017

Combate ao assédio moral e sexual na FANUT

No primeiro semestre de 2017 uma subturma da disciplina de Promoção da Saúde II da FANUT desenvolveu diversas ações contra o assédio. Confira relato. 

 


No primeiro semestre de 2017 uma subturma da disciplina de Promoção da Saúde II da FANUT desenvolveu de forma compartilhada e participativa ações que evidenciaram o combate ao assédio moral e sexual na FANUT, com a Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP/FANUT), o movimento sindical e estudantil (DCE/UFG), a equipe de funcionárias/os terceirizadas/os e demais servidoras/es e discentes da FANUT, Faculdade de Enfermagem e Faculdade de Farmácia.


Houve a produção de banners e distribuição de materiais impressos, com intuito de conscientizar a comunidade acadêmica bem como apresentar o fluxo institucional de registros de situações de assédio moral e sexual.


A segunda ação foi a “Caixinha do Desabafo”, onde servidoras/es, discentes e terceirizadas/os puderam (des)escrever situações de assédio que vivenciaram. As frases foram selecionadas e expostas de forma “flutuante” na rampa de acesso principal à FANUT/FEN.


A terceira ação no dia 22/06 culminou na “Roda de Conversa: Assédio Moral/Sexual: não aceito, não calo, me organizo, combato” onde foi possível vivenciar o método “Teatro do Oprimido”; tecer trocas e saberes com ênfase na educação popular em saúde, sendo mediado pelo João Francisco Martins (psicólogo da DDRH/UFG) e potencializada a discussão pela Marilúcia Pereira do Lago professora da PUC/Goiás e Laurianna Vieira (DCE/UFG).


Para finalizar, observamos que uma das ações para combater o assédio era a aproximação entre servidoras/es, terceirizadas/os e discentes de modo a corroborar para uma ambiente mais respeitoso, humanizado, dialógico e equânime em que as relações fossem intermediadas pela amorosidade; nessa perspectiva foram confeccionadas e distribuídas pelas alunas as “Pílulas Motivadoras”, algumas professoras compartilharam com as turmas; a CISSP/FANUT com as/os técnicos/as - administrativos/os. Cabe destacar o papel crucial da Lucilene Maria de Souza diretora da FANUT, pelo respeito e apoio.


A ação foi muito produtiva e acreditamos que o assédio deve ser problematizado com toda a comunidade acadêmica de forma compartilhada e participativa, pois só assim será possível (re)criar meios e comportamentos coletivos e individual capaz de empoderar todas/os no combate a essa mazela social e institucional. 

 

Para mais informações sobre o assédio <<clique aqui>>  

Realizamos também a campanha de "Conscientização prol condição higiênico-sanitária nos banheiros" da FANUT/FEN. 

 

Realização

CISSP/FANUT 

Professora: Ariandeny Furtado

Alunas: Anelisa Guilardi Teixeira Rodovalho

Andressa Lemes Vila Verde

Ester Gonçalves de Arruda Silva

Fernanda Silva Souto

Hortência Kettelen Souza Luz

Sarah Vitoria Souza Lopes de Matos

  Vanessa Ianka Sousa Soares

Apoio: SINT-IFES, Adufgo, DCE/UFG. 

 

Para ver as fotos dessas ações <<clique aqui>>

Categorias: Ensino